Por Vinícius Fontoura

Dos smartphones, serviços de streaming e os mais diversos aplicativos e facilidades para nosso cotidiano, o modo capitalismo trouxe muitos avanços, e Marx inclusive ressalta isso tratando do alto desenvolvimento das forças produtivas que este modo trouxe. Por outro lado, encontramos nas mais fracas argumentações o ponto de que “É socialista, mas tem iPhone” ou qualquer outra coisa envolvendo comunismo e possuir determinado bem. Qual a contradição nisso?

A resposta é curta e direta: nenhuma.

Não há absolutamente nada que diga respeito a alguém defender um modo de produção diferente enquanto utiliza de algum bem produzido >em< determinada sociedade. E ressaltamos o “em” porque esse mesmo bem também poderia ser produzido, por exemplo, em uma sociedade socialista.
Outro aspecto citado é o de que o “Fetichismo da Mercadoria” trataria justamente disso, já que o iPhone seria um smartphone mais caro que os demais, então a pessoa estaria colocando um “fetiche” sobre ele, o que implicaria em uma contradição para os comunistas.

Isso está absolutamente errado.

O Fetichismo da Mercadoria não trata de consumo, nem é uma crítica a este. Esse conceito trata da >produção< sob o modo capitalista. O Fetichismo é a ilusão que esconde o processo de exploração capitalista e as relações envolvidas na produção através da expressão da Mercadoria enquanto preço. É a substituição da essência (de todo trabalho gasto na produção) pela aparência (a simples expressão de determinada quantos de dinheiro).

Do mesmo modo, seria também estupidez contra-argumentar, por exemplo, um servo medieval que criticaria o modo servil porque este estaria utilizando de roupas e alimentos produzidos por este modo. Tal qual seria estupidez fazer o mesmo com um escravizado que se rebelasse contra o modo escravista por este estar usando ferramentas e roupas produzidas por este modo.

A crítica de Marx não é pautada em como um comunista deve ou não viver no capitalismo, mas sobre o modo de produção em sua totalidade, muito além do indivíduo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s