Yatahaze (A questão das mulheres e do comunismo) Por Fatima Bikmetova — Texto original em russo, aqui.

O capitalismo, como qualquer sociedade de classes, baseia-se na opressão, exploração e humilhação. E como em qualquer sociedade de classes, os mais humilhados e oprimidos, os que mais sofrem com a exploração e com todas as úlceras morais do capitalismo são as mulheres.

A sociedade de classe dá origem tanto à opressão de classe quanto à opressão de um sexo por outro. Para destruir a opressão das mulheres e, em geral, qualquer opressão, é necessário destruir a opressão de classe, destruir a sociedade de classes.

Portanto, a questão das mulheres não pode ser resolvida a não ser destruindo o sistema burguês e construindo o socialismo, uma sociedade sem classes, sem exploração e opressão. A luta pela destruição do capitalismo, a luta pelo comunismo é ao mesmo tempo uma luta pela libertação das mulheres, pela sua igualdade.

Uma mulher não pode lutar por sua libertação de outra maneira, enquanto ela luta para destruir o capitalismo. E se a mulher é mais oprimida pelo capitalismo, então ela está mais interessada em sua destruição. E isso significa que o lugar da mulher está na linha de frente da luta revolucionária para derrubar o sistema burguês.

Uma mulher que aspira à completa emancipação de si mesma e de suas irmãs de toda opressão — precisa lutar ombro a ombro com os homens proletários pela revolução socialista.

O feminismo moderno separa em sua maior parte a luta pelos direitos das mulheres da luta pela reconstrução social da sociedade. As feministas acreditam que as mulheres devem lutar apenas por sua igualdade — pelos mesmos salários que os homens, as mesmas oportunidades de crescimento na carreira e afins.

A luta pela reconstrução social e pelo fim da sociedade de classes para essas feministas não é a prioridade. Além disso, uma parte significativa dos movimentos feministas possuem posições anticomunistas, totalmente liberais, pró-burguesas, irreconciliavelmente hostis ao socialismo.

Muitos movimentos feministas são totalmente baseados em inimizade e ódio ao sexo masculino, elas o consideram o culpado de todos os males. A luta pela igualdade das mulheres é vista apenas como uma luta contra os homens.

Então, o que vemos?

O feminismo, em primeiro lugar, cria a ilusão de que o problema da desigualdade das mulheres pode ser resolvido dentro da estrutura do sistema capitalista. Ele empurra as mulheres para o caminho estéril da luta liberal pela igualdade formal das mulheres (pois sob o capitalismo, a igualdade das mulheres só pode ser formal, apenas proclamada no papel, falsa e hipócrita).

Não pode haver igualdade real e genuína para as mulheres dentro do capitalismo.

O capitalismo é baseado na opressão e exploração, e uma mulher, fisicamente mais fraca, será sempre objeto de uma exploração total.

A base do capitalismo é o cinismo e o desprezo pela dignidade individual e humana, e a dignidade de uma mulher em tal sistema será sempre espezinhada de maneira cruel e rude.

No capitalismo, todos os bens, todo o comércio e as mulheres — especialmente a movimentação de mercadorias, o tráfico de corpos de mulheres — é um dos mais lucrativos.

A igualdade com os homens, proclamada no capitalismo, pela qual as feministas lutam,sempre será uma mentira e uma hipocrisia.

Pois os direitos das mulheres escritos no papel nunca podem competir com as leis do capitalismo que são válidas na realidade.

Empurrar as mulheres no caminho de uma luta liberal pela igualdade formal e falsa — o feminismo distrai as mulheres da luta pelo socialismo, que é a única capaz de dar-lhes igualdade genuína, liberdade real, dignidade e auto-respeito.

Além disso, o feminismo, alimentando a inimizade em relação ao sexo masculino, ajuda a burguesia a agir de acordo com o princípio de “dividir e governar”. Ele desempenha o mesmo papel que o nacionalismo chauvinista. O nacionalismo chauvinista coloca os trabalhadores por motivos étnicos e religiosos uns contra os outros, enfraquecendo sua força e fortalecendo a burguesia — como o feminismo entre homens e mulheres que faz a divisão dos oprimidos pelo princípio de gênero e, assim, ajuda a burguesia a manter o status quo.

Portanto, podemos considerar o feminismo como sendo completamente reacionário, pró-burguês, hostil a nós.

Em contraste com a posição do feminismo, vamos citar as belas palavras de Lenin sobre o que as mulheres devem fazer e como lutar por uma sociedade justa (e, portanto, por sua própria igualdade):

“Um observador burguês da Comuna escreveu em um jornal inglês em maio de 1871:” Se a nação francesa consistisse apenas de mulheres, que nação terrível seria! ” Mulheres e crianças a partir dos 13 anos lutaram durante a Comuna junto com os homens. Caso contrário, não poderá haver batalhas futuras pela derrubada da burguesia. As mulheres proletárias não olharão passivamente, pois uma burguesia bem armada atirará em trabalhadores mal armados ou desarmados. Eles vão pegar em armas como em 1871 … Agora a militarização permeia toda a vida social. O imperialismo é uma luta feroz das grandes potências pela divisão e redivisão do mundo – deve, portanto, inevitavelmente levar a uma maior militarização em todos os países, tanto neutros quanto pequenos. O que as mulheres proletárias farão contra isso? Apenas amaldiçoar toda a guerra e todos os militares, apenas para exigir o desarmamento? Nunca as mulheres da classe oprimida, que são verdadeiramente revolucionárias, não farão as pazes com um papel tão vergonhoso. Eles dirão a seus filhos:

“Você vai crescer em breve. Você será dado uma arma. Tome-o e estude bem assuntos militares. Esta ciência é necessária para os proletários – não para atirar contra seus irmãos, trabalhadores de outros países, como é feito na atual guerra e como você é aconselhado a fazer traidores ao socialismo -, mas para lutar contra a burguesia de seu próprio país para acabar com isso. exploração, pobreza e guerra, não por bons votos, mas pela vitória sobre a burguesia e seu desarmamento ”. (Lenin, Complete Works, Vol. 30, “Sobre o slogan do desarmamento”)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s